
Normalmente, se o açúcar no sangue está alto, é difícil notar algum sintoma.
O fato de consumirmos mais açúcar que o comum, infelizmente, também mascara a questão relacionada a sentir que algo está diferente.
No entanto, trata-se de um assunto que merece atenção. O alto nível de glicose no sangue conta com um nome: hiperglicemia.
Esse quadro, em períodos prolongados, prejudica os órgãos, vasos sanguíneos e nervos.
Quando o nível de glicose do sangue se eleva, algumas células especiais sintetizam a insulina, o hormônio responsável por controlar a quantidade de glicose no sangue.
corpo necessita da insulina para aproveitar a glicose em forma de energia, obtida através dos alimentos. Quando o corpo não fabrica insulina ou não consegue utilizá-la da melhor maneira, surge uma doença crônica chamada diabetes.
Mas diante de tudo isso, quais seriam os sinais que o corpo dá quando o nível de açúcar está alto demais?
Vou listar a seguir e, como sempre digo, é preciso ouvir o que o corpo sinaliza, em vez de encarar tais sintomas como “normais”.
Urinar com mais frequência
A reação imediata do organismo para equilibrar a concentração de glicose torna-se uma reação em cadeia no organismo que resulta no aumento o volume de líquido no sangue.
Excesso de urina, fome e sede, são considerados os maiores sintomas da elevação da glicose. Uma pessoa normal urina entre 1,5 e 2 litros por dia.
Quantidades superiores a 2,5 litros são consideradas excessivas, com exceção dos fisiculturistas que bebem muita água.
Sede excessiva
Quando o corpo está eliminando muitos fluidos nesse caso é preciso repor os fluidos para não correr o risco de desidratar. As pessoas geralmente acreditam que a urina em excesso é um resultado da sede, assim, mas na verdade o correto é o contrário.
Os sinais da sede são acionados no cérebro assim que inicia o processo de urinar excessivamente.
Fome acima do normal
A fome é resultado do baixo nível de insulina.
Se não existe insulina suficiente para levar a glicose do sangue para as células, a energia não é distribuída e surge a sensação de fome. As células são incapazes de entender que existe glicose em abundância, mas é impossível ter acesso a ela, por falta de insulina.
Perda rápida de peso
Pode acontecer devido a outros fatores. Urinar em excesso faz perder peso e a queda do nível de insulina também faz o corpo queimar mais gorduras. Mas lembre-se, é uma perda de peso nada saudável.
Outros sintomas também comuns são:
• Dificuldade e/ou demora de cicatrização de cortes e outros machucados;
• Pele seca, escamando, com coceira e vermelhidão;
• Dores de cabeça;
• Cansaço e irritabilidade;
• Distúrbios intestinais (diarreia ou constipação).
Caso apresente tais sinais com frequência, recomendo revisar o seu estilo de vida e procurar um médico. Ele pode avaliar o seu estado de saúde e te guiar por hábitos mais saudáveis e adequados à sua fisiologia.
Os problemas que o açúcar alto no sangue podem causar
A hiperglicemia pode representar um sério risco à saúde. Quando não é monitorada ou controlada, pode evoluir para quadros como microangiopatia, macroangiopatia, retinopatia, neuropatia, entre outros.
É por isso que, em especial pacientes diabéticos, precisam manter o controle da hiperglicemia. Equilibrar a alimentação, praticar exercícios físicos e verificar o nível de açúcar no sangue com regularidade é essencial.
No caso de diabetes tipo 1, injeções de insulina podem ser aplicadas com objetivo de normalizar o nível de açúcar no sangue. Enquanto nos casos de diabetes tipo 2, alguns medicamentos podem ser indicados pelo médico.
No entanto, o estilo de vida é um fator determinante para conquistar mais saúde e bem-estar. Portanto, não tenha medo de mudar seus hábitos para melhor.
Assista a aula GRATUITA do Dr Victor Sorrentino e do cardiologista Dr. Túlio Sperb sobre “Suplementação e Fitonutrientes para Hipertensão e Saúde do Coração”.
Para participar 100% grátis, basta clicar no link abaixo:
ASSISTIR A AULA SOBRE SUPLEMENTOS PARA O CORAÇÃO
Espero que o Dr Victor tenha esclarecido sobre os sinais de que o açúcar no sangue está alto.
Por: Dr. Victor Sorrentino em seu Blog
Em: https://drvictorsorrentino.com.br/sinais-que-o-acucar-no-sangue-esta-alto/?utm_campaign=e-mail_mkt_sinais_que_o_acucar_no_sangue_esta_alto&utm_medium=email&utm_source=RD+Station