Alzheimer: Benefícios dos probióticos para o seu organismo

Atualizado: 11 de Jul de 2019


Está em alta falar sobre os benefícios dos probióticos. De fato, o assunto merece ser propagado!


Apesar disso, há algumas poucas décadas, pouco era conhecido sobre a influência da microbiota intestinal em nossa saúde e bem-estar. No entanto, o avanço da pesquisa científica comprova que as bactérias que compõem o microbioma precisam estar equilibradas para o bem do organismo.


São trilhões de micróbios que vivem no intestino e impactam no organismo todo. Seu humor, seu apetite e seu sistema imunológico são afetados pela microbiota intestinal. Essa colônia de bactérias fica mais rica com o consumo regular dos probióticos. Ao final deste artigo, você vai entender os benefícios dos probióticos para seu organismo.


O que faz um probiótico?


Antes de falar diretamente dos benefícios, eu preciso contextualizar sobre o que é um probiótico. Assim chamamos alimentos ricos em bactérias de boa qualidade utilizados para enriquecer a microbiota intestinal.


Entre os mais populares, estão o kefir e o kombucha. São bebidas ricas nesses micróbios de boa qualidade cultivadas em grãos ou em um disco, que são alimentados por açúcar ou leite e produzem a bebida.


Quando você consome com regularidade, alimenta a microbiota intestinal. Em contrapartida, essas bactérias proporcionam inúmeros benefícios ao seu organismo.


A influência é muito maior do que inicialmente pensávamos. Evidências sugerem que nosso microbioma pode até mesmo regular a expressão do nosso DNA. Por isso, impactar positivamente a microbiota intestinal beneficia todo o seu corpo.


Melhora no humor


Te parece estranho que uma mudança em seu intestino tenha influência no seu humor? Um estudo realizado por pesquisadores da UCLA – Universidade da Califórnia em Los Angeles – concluiu que o consumo de probióticos muda a resposta do cérebro a estímulos em um nível estrutural.


Dois grupos foram comparados: o primeiro bebeu probióticos e o segundo não usou nem uma vez. Em seguida, receberam estímulos para medir a sua resposta à luz emocional. As diferenças ficaram registradas em um teste de ressonância magnética bem específico.


Assim, uma dieta equilibrada que conta com a presença de probióticos pode ajudar você a ficar menos reativo em seu contato com o mundo.

Saúde do intestino


O intestino é a maior glândula endócrina do organismo humano. Ali, diversos hormônios são secretados, todos essenciais ao bom funcionamento do corpo.


É claro que, intuitivamente, sabemos que o intestino é um dos maiores beneficiados pelos probióticos, pois é onde permanecem os microorganismos ingeridos. Ainda assim, foram estudados de forma específica os principais efeitos.


O impacto mais direto do consumo de probióticos para o intestino é em relação ao processo de digestão. Os probióticos podem impedir a constipação e tratar diversos tipos de diarreia.


Além disso, também fortalecem o sistema imunológico e previnem seus desequilíbrios. Ao levar em conta que as doenças auto-imunes são originárias da falta de equilíbrio desse sistema, percebemos que muitas condições podem ser evitadas ao manter o microbioma saudável com o consumo dos probióticos.


Efeitos no cérebro


Cérebro e intestino estão muito mais interligados do que somos acostumados a ouvir!

É no intestino que 90% da serotonina, hormônio ligado ao bem-estar, é produzido. Essa serotonina impacta diretamente nas funções do cérebro.


O equilíbrio intestinal promovido pelos probióticos reduz as inflamações sistêmicas que podem iniciar as doenças neurológicas degenerativas. 


Um estudo publicado na Revista Nature, constatou que induzir mudanças na microbiota intestinal impacta positivamente a formação e o trânsito de neurônios no cérebro. 


O estudo foi realizado em camundongos 3xTg-AD, um modelo de camundongo transgênico triplo da doença de Alzheimer. Ficou comprovado que os probióticos influenciam ao retardar o declínio cognitivo e a progressão da doença de Alzheimer.


Então, diante de tantos benefícios do consumo de probióticos, não existem razões para não incluir no seu cotidiano! É um meio barato e eficaz de manter o equilíbrio do organismo.



Eu espero que este artigo seja útil para saber mais sobre os benefícios dos probióticos para seu organismo.



Por: Dr Victor Sorrentino

Em: https://drvictorsorrentino.com.br/beneficios-dos-probioticos/


Método mpant®
LogoNovoTransparente.png
Blog9.png

© 2017 por mpant®