
Quando as unhas estão saudáveis, elas apresentam aspecto branco, um pouco transparente, com a base levemente rosada. Caso ocorra alguma lesão ou pancada, essa aparência pode mudar. Ademais, alguns problemas de saúde também podem ter como sinais alterações nas unhas. Confira a seguir:
1. Doenças cardiovasculares
Eventualmente, podem surgir linhas de sangue bem finas e vermelhas nas unhas, chamadas de hemorragias por estilhaço. Essas linhas podem ser um indicativo de endocardite, que é uma inflamação da válvula cardíaca. Também pode ser sinal de vasculite, referente às doenças que causam inflamação nos vasos sanguíneos.
2. Diabetes
Unhas amareladas podem ser um sinal de diabetes. No entanto, é importante destacar que as unhas podem ficar amareladas após a remoção de esmaltes ou quando há grande consumo de alimentos como cenoura e abóbora. Portanto, na ausência de fatores como esses, procure um médico caso suas unhas estejam amarelas há algum tempo.
3. Infecções
Algumas infecções podem deixar as unhas com aspecto bem avermelhado, sobretudo nas bordas. Nesse sentido, as principais causas costumam ser infecções por bactérias, fungos ou vírus que adentram o organismo em processos como a remoção das cutículas.
4. Anemia
As unhas podem ficar quebradiças e com deformidades em quadros de anemia. Principalmente na anemia ferropriva, a ausência do ferro pode fazer com que as elas fiquem com aspecto esbranquiçado e frágil.
5. Carências nutricionais
Além da falta de ferro, outras carências nutricionais como deficiências de vitamina A, biotina, cálcio e proteínas também podem deixar as unhas quebradiças, opacas e fracas, pois esses são nutrientes essenciais para unhas fortes.
6. Ansiedade
Se você tem o hábito de roer as unhas com elevada frequência, saiba que esse pode ser um sinal de estresse, ansiedade e nervosismo. É importante destacar também que o ato de levar os dedos à boca não é correto, devido ao risco de infecções.
Não deixe de procurar um profissional da área médica caso você identifique algum desses sinais, pois muitos deles só aparecem quando a doença em curso já está num estágio avançado.
Por: Notícias