Diabetes: merenda na rede estadual terá cardápio para pessoas com diabetes e intolerância à lactose


Estudantes da rede estadual com diabetes e restrições à lactose terão cardápio especial | Foto: Divulgação/Carlos Magno (Governo do Estado do Rio de Janeiro)

Condições de saúde dos alunos deverão ser comprovadas por meio de atestado médico


Estudantes da rede pública estadual do Rio de Janeiro que têm diabetes - doença que tem como característica o aumento de açúcar no sangue - e os que têm intolerância à lactose, isto é, tenham dificuldade em digerir o açúcar existente no leite e seus derivados, terão um cardápio com alimentação especial na escola.


Na última quinta-feira, 7 de março, o governador Wilson Witzel sancionou a Lei 8306/19, que altera a Lei 4.746, garantindo que a merenda escolar distribuída aos alunos portadores de diabetes mellitus e os com intolerância à lactose tenham uma alimentação própria no cardápio escolar.


De autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), a legislação também determina que os pais ou responsáveis comprovem as condições de saúde dos alunos através de atestado médico. "Existem casos de crianças que vieram a óbito por causa da intolerância à lactose.


As escolas estaduais nunca fizeram um cardápio específico para elas e algumas nutricionistas me procuraram para que um projeto deste tipo fosse elaborado", explica o deputado.


Em nota ao Portal Multiplix, a Secretaria de Estado de Educação esclarece que as unidades de ensino da rede estadual seguem as instruções do Programa de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação e nutricionistas elaboram os cardápios oferecidos nas escolas seguindo as determinações e recomendações nutricionais estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), portanto, dentro da legalidade.


E que todos os cardápios são adaptados para todos os tipos de dietas restritivas, incluindo diabetes.


Por: Sara Schuabb

Em: https://www.portalmultiplix.com/noticias/merenda-na-rede-estadual-tera-cardapio-para-pessoas-com-diabetes-e-intolerancia-a-lactose

Método mpant®
LogoNovoTransparente.png
Blog9.png

© 2017 por mpant®