
Você sabia que os cuidados para evitar o diabetes devem ser redobrados durante a gestação? Isso acontece porque em muitas gestantes ocorre um aumento do nível de açúcar no sangue no período da gravidez. Segundo estudos, o diabetes gestacional é muito comum, por isso é necessário acompanhamento o quanto antes. Confira a seguir algumas informações sobre a doença:
Riscos
O diabetes gestacional é mais comum em mulheres que possuam parentes com a doença, além de problemas relacionados a pressão e obesidade.
Como diagnosticar o diabetes gestacional?
Deve ser feito todo o acompanhamento pré-natal necessário. Além disso, a medida da glicemia em jejum deve ser feita durante as primeiras semanas de gestação. Após o parto os exames de taxa de glicose também devem continuar, pois o diabetes gestacional também pode aumentar o risco de a paciente desenvolver a doença ao longo dos anos.
Cuidados
O pré-natal é de extrema importância, além de um acompanhamento em diversas frentes, com nutricionistas e endocrinologistas.
Perigos
O diabetes gestacional pode trazer problemas tanto para a mãe como para o filho, como aumento de peso do feto e hipoglicemia do bebê após o parto. Por isso, é necessário acompanhamento médico durante todo o período de gestação.
Alimentação
Uma boa alimentação, balanceada e acompanhada por profissionais deve ser uma das prioridades nesse período. Acompanhamento com nutricionistas e profissionais da saúde devem ser consultados para que a alimentação supra as necessidades particulares da gestante.
Por: Redação JETSS