Diabetes: Covid-19 pode ter relação com o aumento de diabetes Tipo 1 em crianças


Estudo realizado pelo Imperial College de Londres e publicado na revista Diabetes Care, ainda está em andamento. Foto: Getty Images

O estudo realizado pelo Imperial College de Londes foi publicado no jornal Diabetes Care.


A pesquisa, baseada em apenas 30 casos, é a primeira a mostrar uma relação entre a Covid-19 e o diabetes do Tipo 1 em crianças.


Em dois dos hospitais onde o estudo foi feito, o número de crianças com o Tipo 1 de diabete praticamente dobrou durante o pico da pandemia em comparação aos cinco anos anteriores.


Das 30 crianças diagnosticadas com diabetes Tipo 1, 21 delas tinham o coronavírus ativo ou já haviam sido expostas ao vírus.

O diabetes Tipo 1 faz com que as células produtoras de insulina no pâncreas sejam destruídas, o que impede o corpo de regular corretamente os níveis de glicose no sangue. A doença pode causar danos nos olhos, pés e rins.


Os autores do estudo acreditam que a proteína spike, do novo coronavírus, seja capaz de atacar e destruir as células produtoras da insulina no pâncreas.

O estudo foi limitado a uma região do Reino Unido e mais pesquisas são necessárias para estabelecer se existe uma ligação definitiva entre as duas doenças. Até lá, os pesquisadores esperam que os médicos estejam cientes dessa relação potencial.


Por: Da Redação

Em: https://cultura.uol.com.br/noticias/12277_covid-19-pode-ter-relacao-com-o-aumento-de-diabetes-tipo-1-em-criancas.html

Método mpant®
LogoNovoTransparente.png
Blog9.png

© 2017 por mpant®