Diabetes: cidades da região de Campinas estão sem kits para diabetes; paciente espera desde dezembro


EPTV percorreu unidades de saúde em Paulínia (SP), Sumaré (SP) e Monte Mor (SP). Prefeituras afirmam que vão regularizar serviço.


Paulínia (SP), Sumaré (SP) e Monte Mor (SP) estão com falta de kits para diabetes - insulina e insumos para a aplicação como fitas, agulhas e seringas. A EPTV, afiliada da TV Globo, conversou com uma moradora de Paulínia que aguarda desde dezembro o material e não consegue encontrar em nenhum centro de saúde.


"A insulina ficou em falta em março, o restante do kit desde dezembro. Estamos tendo que comprar por conta, eles falam que está em falta, que a Prefeitura ainda não comprou", disse a técnica de enfermagem Eliane Serafin Costa.


A reportagem percorreu três postos de saúde em Paulínia, um em Monte Mor e dois em Sumaré. A explicação na maioria das unidades é que a insulina está disponível, mas fita e seringa estão em falta e sem previsão de chegar.


"A seringa e a fita vem específico para os pacientes que já têm os pedidos protocolados. Às vezes vem menos quantidade e aí a gente divide entre todos. Eu estou dando metade do que recebi, mas é para conseguir retirar sim", disse uma atendente do centro de saúde do bairro Coperlotes, em Paulínia.


Respostas


A Prefeitura de Paulínia informou que os materiais como fitas para glicemia e lancetas estão sendo enviados à todas unidades de saúde. Sobre a falta de insulina e seringa, a administração informou que fez uma compra emergencial e "está distribuindo". De acordo com o Executivo, será feita uma licitação para novas compras e as insulinas NPH e Regular também são fornecidas pelo estado e também podem ser retirados na Farmácia Popular.


A Prefeitura de Monte Mor explicou que não há falta de kits para diabetes e a fita está disponível nas unidades de saúde da família do Centro, Panorama, Progresso, São Clemente, Moreira, Alvorada, San Remo e Paviotti.


A administração de Sumaré afirmou que houve problema com a documentação das empresas fornecedores e o serviço deve ser regularizado "na semana que vem".


Por: EPTV 1

Em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2019/04/03/cidades-da-regiao-estao-sem-kits-para-diabetes-paciente-espera-desde-dezembro.ghtml


Método mpant®
LogoNovoTransparente.png
Blog9.png

© 2017 por mpant®