
Devido aos avanços da ciência, as pessoas estão vivendo cada vez mais. Apesar de ser uma boa notícia, o envelhecimento trás consigo também algumas doenças. Por exemplo, a Doença de Alzheimer (também conhecida como Mal de Alzheimer) é uma doença que afeta principalmente as pessoas acima de 65 anos de idade.
Essa doença é um tipo de demência, que é uma condição caracterizada por esquecimento, desorientação no tempo e no espaço, dificuldade de realizar tarefas simples, entre outros problemas.
Infelizmente os medicamentos usados atualmente para o tratamento da doença de Alzheimer não impedem a sua progressão. Além disso, os motivos pelos quais a Doença de Alzheimer ocorre não são completamente conhecidos.
Portanto são necessários estudos que investiguem não somente as causas da doença, o que pode nos ajudar a tentar preveni-la, como também novos medicamentos para o tratamento das pessoas que já estão doentes.
Assim, os pesquisadores envolvidos nesse projeto irão trabalhar nessas duas linhas: estudar os fatores que podem contribuir para o aparecimento e progressão da doença e testar novas substâncias que têm um potencial para tratá-la.

Na Doença de Alzheimer, uma região do cérebro, o hipocampo é a mais afetada. Essa é uma estrutura do nosso cérebro que está relacionada à memória.
Nosso laboratório estuda a doença e temos vários modelos animais para entendermos os fatores que causam a Doença de Alzheimer e ainda para testar novos fármacos para o tratamento.
Na imagem acima, temos uma parte do hipocampo de um camundongo que acumula o peptídeo beta-amiloide em forma de placas. Esse acúmulo leva à morte de neurônios e outras células do cérebro.
Na imagem, também é possível ver pontos em verde e vermelho e amarelo, que são células tentando eliminar placas de beta-amiloide e por isso ficam acumuladas no entorno destas placas. Em azul podemos observar neurônios.
TÍTULO: Doença de Alzheimer: entendendo as causas e desenvolvendo terapias COORDENAÇÃO: Prof. Helton José dos Reis ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO: Inicial
Por: COPI Diretoria de Cooperação Institucional
Em: https://www.ufmg.br/copi/projeto/alzheimer-entendendo-as-causas-e-desenvolvendo-terapias/