Alzheimer: 10 benefícios do leite dourado (açafrão) e como fazer


O leite dourado – também conhecido como leite de açafrão – é uma bebida indiana que vem ganhando popularidade nas culturas ocidentais.

Esta bebida amarela brilhante é tradicionalmente feita aquecendo o leite de vaca ou vegetal com açafrão e outras especiarias, como canela e gengibre.

É elogiado por seus muitos benefícios à saúde e frequentemente usado como remédio alternativo para aumentar a imunidade e evitar doenças

. Aqui estão 10 benefícios científicos do leite dourado – e uma receita para você mesmo.


1. Os principais ingredientes são carregados com antioxidantes O principal ingrediente do leite dourado é o açafrão , um tempero amarelo popular na culinária asiática, que confere ao curry sua cor amarela.

A curcumina, o componente ativo da açafrão, tem sido usada na medicina ayurvédica há séculos devido às suas fortes propriedades antioxidantes.

Antioxidantes são compostos que combatem os danos celulares, protegendo seu corpo do estresse oxidativo.

Eles são essenciais para o funcionamento de suas células, e estudos mostram regularmente que dietas ricas em antioxidantes podem ajudar a diminuir o risco de infecções e doenças.

A maioria das receitas de leite dourado também inclui canela e gengibre – ambos com propriedades antioxidantes impressionantes .

RESUMO: Oleite dourado é rico em antioxidantes, que ajudam a proteger as células contra danos, combatem doenças e infecções e contribuem para a sua saúde geral.

2. Pode ajudar a reduzir a inflamação e dor nas articulações Os ingredientes do leite dourado têm poderosas propriedades anti-inflamatórias .

Pensa-se que a inflamação crônica desempenha um papel importante em doenças crônicas, incluindo câncer, síndrome metabólica, Alzheimer e doenças cardíacas. Por esse motivo, dietas ricas em compostos anti-inflamatórios podem reduzir o risco dessas condições.

A pesquisa mostra que o gengibre, a canela e a curcumina – o ingrediente ativo da açafrão – têm potentes propriedades anti-inflamatórias.

Estudos até sugerem que os efeitos anti-inflamatórios da curcumina são comparáveis aos de alguns medicamentos, sem nenhum dos efeitos colaterais .

Esses efeitos anti-inflamatórios podem reduzir a dor nas articulações por osteoartrite e artrite reumatóide.

Por exemplo, um estudo em 45 pessoas com artrite reumatóide descobriu que 500 miligramas de curcumina diariamente reduziam a dor nas articulações em mais de 50 gramas de um medicamento comum para artrite ou uma combinação de curcumina e o medicamento.

Da mesma forma, em um estudo de 6 semanas em 247 pessoas com osteoartrite, aqueles que receberam extrato de gengibre experimentaram menos dor e necessitaram de menos analgésicos do que aqueles que receberam um placebo.

RESUMO: Açafrão, gengibre e canela, os principais ingredientes do leite dourado, têm fortes propriedades anti-inflamatórias que podem reduzir a inflamação e dores nas articulações.

3. Pode melhorar a memória e a função cerebral O leite dourado também pode ser bom para o seu cérebro.

Estudos mostram que a curcumina pode aumentar os níveis do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF). O BDNF é um composto que ajuda seu cérebro a formar novas conexões e promove o crescimento de células cerebrais .

Baixos níveis de BDNF podem estar ligados a distúrbios cerebrais, incluindo a doença de Alzheimer.

Outros ingredientes também podem trazer benefícios.

Por exemplo, uma das características da doença de Alzheimer é o acúmulo de uma proteína específica no cérebro, chamada proteína tau. Estudos em tubo de ensaio e em animais sugerem que os compostos da canela podem ajudar a reduzir esse acúmulo.

Além disso, a canela parece reduzir os sintomas da doença de Parkinson e melhorar a função cerebral em estudos com animais .

O gengibre também pode aumentar a função cerebral , melhorando o tempo de reação e a memória. Além disso, em estudos com animais, o gengibre parece proteger contra a perda de função cerebral relacionada à idade.

Dito isto, são necessárias mais pesquisas humanas para entender completamente os efeitos desses ingredientes na memória e na função cerebral.

RESUMO: Alguns ingredientes do leite dourado podem ajudar a preservar a memória e reduzir o declínio da função cerebral da doença de Alzheimer e Parkinson.


4. Curcumina em açafrão pode melhorar o humor Parece que o açafrão – mais especificamente seu composto ativo curcumina – pode melhorar o humor e reduzir os sintomas de depressão.

Em um estudo de 6 semanas, 60 indivíduos com distúrbios depressivos graves tomaram curcumina, um antidepressivo ou uma combinação.

Aqueles que receberam apenas curcumina tiveram melhorias semelhantes às dos antidepressivos, enquanto o grupo de combinação notou mais benefícios.

A depressão também pode estar ligada a baixos níveis de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF). Como a curcumina parece aumentar os níveis de BDNF, pode ter o potencial de reduzir os sintomas de depressão.

Dito isto, poucos estudos foram realizados nessa área e mais são necessários antes que conclusões fortes possam ser feitas.

RESUMO: Acurcumina, o ingrediente ativo da açafrão, pode ajudar a reduzir os sintomas da depressão. No entanto, são necessárias mais pesquisas.

5. Pode proteger contra doenças cardíacas As doenças cardíacas são a principal causa mundial de morte. Curiosamente, canela , gengibre e açafrão – os principais ingredientes do leite dourado – estão todos associados a um menor risco de doença cardíaca .

Por exemplo, uma revisão de 10 estudos concluiu que 120 mg de canela por dia podem reduzir o colesterol total, triglicerídeos e níveis “ruins” de LDL, enquanto aumentam os níveis “bons” de HDL.

Em outro estudo, 41 participantes com diabetes tipo 2 receberam 2 gramas de gengibre em pó por dia. No final do estudo de 12 semanas, os fatores de risco medidos para doenças cardíacas eram 23 a 28% menores.

Além disso, a curcumina pode melhorar a função dos revestimentos dos vasos sanguíneos – conhecida como função endotelial. A função endotelial adequada é importante para um coração saudável .

Em um estudo, as pessoas submetidas a cirurgia cardíaca receberam 4 gramas de curcumina ou placebo alguns dias antes e após a cirurgia.

Aqueles que receberam curcumina tiveram 65% menos probabilidade de sofrer um ataque cardíaco durante a internação hospitalar do que as pessoas do grupo placebo.

Essas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes também podem proteger contra doenças cardíacas. No entanto, os estudos são pequenos e distantes, e são necessários mais antes que conclusões fortes possam ser feitas.

RESUMO: Açafrão, gengibre e canela – os principais ingredientes do leite dourado – têm propriedades que podem beneficiar a função cardíaca e proteger contra doenças cardíacas. Ainda assim, são necessários mais estudos para confirmar esses efeitos.

6. Pode baixar os níveis de açúcar no sangue Os ingredientes do leite dourado, principalmente gengibre e canela, podem ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue.

Por exemplo, 1 a 6 gramas de canela por dia pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum em até 29%. Além disso, a canela pode reduzir a resistência à insulina .

As células resistentes à insulina são menos capazes de absorver o açúcar do sangue, portanto, diminuir a resistência à insulina geralmente reduz os níveis de açúcar no sangue. A canela parece reduzir a quantidade de glicose absorvida no intestino após uma refeição, o que pode melhorar ainda mais o controle do açúcar no sangue.

Da mesma forma, adicionar regularmente pequenas quantidades de gengibre à sua dieta pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue em jejum em até 12%.

Uma pequena dose diária de gengibre também pode diminuir os níveis de hemoglobina A1C em até 10% – um marcador do controle de açúcar no sangue a longo prazo. Dito isto, as evidências são baseadas em apenas alguns estudos e são necessárias mais pesquisas para confirmar essas observações.

Vale a pena notar que a maioria das receitas de leite dourado são adoçadas com mel ou xarope de bordo. Os benefícios para baixar o açúcar no sangue, se houver, provavelmente só estão presentes quando se bebe variedades sem açúcar.

RESU: Canela e gengibre, dois ingredientes principais do leite dourado, podem diminuir os níveis de açúcar no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina. No entanto, são necessárias mais pesquisas.


7. Pode reduzir seu risco de câncer O câncer é uma doença marcada pelo crescimento descontrolado das células.

Além dos tratamentos convencionais, os remédios alternativos contra o câncer estão sendo cada vez mais procurados. Curiosamente, algumas pesquisas sugerem que as especiarias usadas no leite dourado podem oferecer alguns benefícios nesse sentido.

Por exemplo, alguns estudos em tubo de ensaio atribuem propriedades anti-câncer ao 6-gingerol, uma substância encontrada em grandes quantidades no gengibre cru.

Da mesma forma, estudos em laboratório e em animais relatam que os compostos da canela podem ajudar a reduzir o crescimento de células cancerígenas.

A curcumina, o ingrediente ativo da açafrão, também pode matar células cancerígenas isoladas em um tubo de ensaio e impedir o crescimento de novos vasos sanguíneos nos tumores, limitando sua capacidade de propagação .

Dito isto, as evidências sobre os benefícios do gengibre, canela e curcumina no combate ao câncer permanecem limitadas.

Além disso, os resultados do estudo são conflitantes e não está claro quanto de cada ingrediente precisa ser consumido para alcançar esses benefícios.

RESUMO: OSestudos indicam que canela, gengibre e açafrão podem oferecer alguma proteção contra o câncer. No entanto, os resultados são conflitantes e pesquisas adicionais são necessárias.


8. Possui propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas

Na Índia, o leite dourado é frequentemente usado como remédio caseiro contra resfriados. De fato, a bebida amarela é apresentada por suas propriedades que estimulam o sistema imunológico.

Estudos em tubo de ensaio sugerem que a curcumina tem propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas, que podem ajudar a prevenir e combater infecções .

Embora os resultados dos estudos com tubos de ensaio sejam promissores, atualmente não há evidências de que o leite dourado reduz infecções em pessoas.

Além disso, os compostos do gengibre fresco podem inibir o crescimento de algumas bactérias. O extrato de gengibre pode combater o vírus sincicial respiratório humano (HRSV), uma causa comum de infecções respiratórias .

Da mesma forma, estudos em testes de laboratório indicam que o cinamaldeído, o composto ativo da canela, pode impedir o crescimento de bactérias. Além disso, pode ajudar a tratar infecções do trato respiratório causadas por fungos.

Os ingredientes do leite dourado também têm fortes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem fortalecer seu sistema imunológico.

RESUMO: Os ingredientes usados ​​para fazer o leite dourado têm propriedades antibacterianas e antivirais que podem proteger seu corpo contra infecções. Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias também podem fortalecer seu sistema imunológico.


9. Gengibre e açafrão podem melhorar a digestão A indigestão crônica, também conhecida como dispepsia, é caracterizada por dor e desconforto na parte superior do estômago.

O esvaziamento tardio do estômago é uma causa potencial de indigestão. O gengibre, um dos ingredientes usados ​​no leite dourado, pode ajudar a aliviar essa condição, acelerando o esvaziamento do estômago em pessoas que sofrem de dispepsia.

Pesquisas mostram ainda que o açafrão, outro ingrediente usado para produzir leite dourado, pode ajudar a reduzir os sintomas de indigestão. A cúrcuma também pode melhorar a digestão da gordura, aumentando sua produção de bile em até 62%.

Por fim, estudos mostram que o açafrão pode ajudar a manter a digestão adequada e evitar surtos em indivíduos com colite ulcerosa, um distúrbio digestivo inflamatório que resulta em úlceras no intestino.

RESUMO: Ogengibre e açafrão, dois ingredientes do leite dourado, podem ajudar a aliviar a indigestão. Açafrão também pode ajudar a aliviar os sintomas em pessoas com colite ulcerosa.


10. Cálcio e vitamina D contribuem para ossos mais fortes O leite dourado pode contribuir para um esqueleto forte.

Os leites de vaca e de plantas enriquecidas são geralmente ricos em cálcio e vitamina D – dois nutrientes essenciais para a construção e manutenção de ossos fortes.

Se sua dieta é muito baixa em cálcio, seu corpo começa a remover o cálcio dos ossos para manter os níveis normais de cálcio no sangue. Com o tempo, isso torna os ossos fracos e quebradiços, aumentando o risco de doenças ósseas, como osteopenia e osteoporose.

A vitamina D contribui para ossos mais fortes, melhorando a capacidade do seu intestino de absorver cálcio da sua dieta. Baixos níveis de vitamina D em seu corpo podem levar a ossos fracos e quebradiços, mesmo que sua dieta seja rica em cálcio .

Embora o leite de vaca contenha naturalmente cálcio e muitas vezes seja enriquecido com vitamina D, nem todos os leites vegetais são ricos nesses dois nutrientes.

Se você preferir fazer o seu leite dourado usando um leite à base de plantas, escolha um que seja enriquecido com cálcio e vitamina D para obter mais benefícios de fortalecimento ósseo.

RESUMO: Oleite dourado pode ser rico em cálcio e vitamina D, dependendo do leite que você usa. Esses dois nutrientes contribuem para um esqueleto forte, reduzindo o risco de doenças ósseas, como osteopenia e osteoporose.


Como fazer leite dourado

O leite dourado é fácil de fazer em casa. Para uma única porção de leite dourado ou cerca de um copo, basta seguir esta receita:

Ingredientes:

  • 1/2 xícara (120 ml) de leite sem açúcar de sua escolha

  • 1 colher de chá de açafrão

  • 1 pedacinho de gengibre fresco ralado ou 1/2 colher de chá de gengibre em pó

  • 1/2 colher de chá de canela em pó

  • 1 pitada de pimenta do reino

  • 1 colher de chá de mel ou xarope de bordo (opcional)


Instruções: Para fazer o leite dourado, basta misturar todos os ingredientes em uma panela pequena ou panela e deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe por cerca de 10 minutos ou até ficar perfumado e saboroso. Coe a bebida através de uma peneira fina em canecas e cubra com uma pitada de canela.

O leite dourado também pode ser preparado com antecedência e armazenado em sua geladeira por até cinco dias. Simplesmente reaqueça antes de beber.

RESUMO: Oleite dourado é fácil de fazer em casa, seguindo a receita acima. Simplesmente misture os ingredientes em uma panela ou panela e aqueça-os para uma bebida deliciosa e saudável.

O leite dourado é uma bebida deliciosa carregada de antioxidantes que podem fornecer uma série de benefícios à saúde, variando de um cérebro e coração mais saudáveis ​​a ossos mais fortes, melhor digestão e menor risco de doença.

Para colher os maiores benefícios à saúde, use um leite com cálcio e vitamina D e limite a quantidade de mel ou xarope que você adiciona à sua bebida.


Por: Thailane Melo

Em: https://clickbahia.com.br/10-beneficios-do-leite-dourado-acafrao-e-como-fazer/

Método mpant®
LogoNovoTransparente.png
Blog9.png

© 2017 por mpant®